logo Grupo
Visite o site do Cine Queluz

Para você - Saúde e Nutrição

O Consumo e o Gasto Calórico

Um dos assuntos que mais comentam hoje em telejornais, novelas, rádios, revistas entre outros meios de comunicação é sobre alimentação saudável.

A sabedoria popular diz que “Você é o que você come”. E isso em parte é uma grande verdade. É através de uma alimentação saudável e bons hábitos de vida como praticar atividade física e tentar viver bem é que podemos evitar dezenas de doenças.

Mas o que é uma alimentação saudável? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem a si mesmas, afinal de contas, todo mundo sabe que se deve praticar atividade física, consumir verduras e frutas (de preferência Orgânicos), não consumir uma grande quantidade de doces e nem alimentos com muito sódio, consumir poucos produtos que a preparação seja frituras de imersão, enfim, entre outras recomendações.           

Manter uma alimentação saudável parte de um principio muito simples: você deve ingerir alimentos que te forneçam a quantidade ideal de energia que você precisa pro seu dia a dia. O consumo de energia deve ser menos ou igual ao que você gasta de energia para realizar suas atividades durante o dia.           

Tudo o que fazemos gasta energia. Você, lendo esta matéria agora vai gastar em média 50 calorias, se ficar fazendo essa atividade durante meia hora. Para caminhar, para subir escadas, andar de bicicleta, sentado ou até mesmo dormindo, gastamos calorias, afinal de contas, o nosso organismo gasta energia para manter as atividades normais que os nossos órgãos realizam. Esse gasto energético de quando estamos parados em repouso chamamos de gasto energético basal.

E por que precisamos praticar atividade física regularmente? Porque é através da atividade física que vamos conseguir aumentar o gasto energético diário, evitando assim muitos problemas de saúde e principalmente a obesidade.                                                     

Se ficarmos sentados o dia todo trabalhando em frente a um computador e levantamos dali apenas para ir pra casa almoçar ou ir ao banheiro, qual será nosso gasto energético? Será mínimo. Depois levantamos da nossa cadeira e vamos pra um barzinho com os amigos fazer um Happy Hour - tomarmos um chopp e comermos uns pasteizinhos cheios de gordura. Você tem noção quantas calorias você vai ingerir se comer um pastel de carne e tomar um chopp? Um pastel de carne tem em média 300 calorias e um chopp de 200 ml tem em média 88 calorias, ou seja, de brincadeira você ingeriu 388 calorias. Depois disso você vai pra casa e sua esposa lhe convida para um rodízio de pizzas. Ai meu Deus, aí está tudo perdido....Voltando ao choppinho e ao pastel, pra gastar essas calorias ingeridas você teria que fazer uma caminhada de no mínimo uma hora e meia. Já pensou?           

Juliana Alberti -Nutricionista- CRN/10-2794

-----------------------

Neste pequeno exemplo, você pôde ter uma ideia de como funciona o nosso metabolismo sobre o consumo e o gasto energético. Caso você tenha alguma questão relacionada à este assunto ou sobre Nutrição em geral, envie um e-mail para a nutricionista do Queluz -  juliana.cni@sqsupermercados.com.br.


Veja mais

Mapa do site

Institucional

Para você

Tablóide

Lojas

Fale Conosco


Saiba mais sobre o Grupo Queluz

* imagens meramente ilustrativas

 

Cartões