logo Grupo
Visite o site do Cine Queluz

Para você - Saúde e Nutrição

Os Benefícios da Lactofermentação

Você alguma vez já parou para pensar como as pessoas no passado viviam sem geladeiras, freezers e outras comodidades da vida moderna? Como será que os antigos conservavam seus alimentos para as épocas de maior privação, como, por exemplo, no inverno rigoroso em muitas partes do planeta?

Quando você lê um pouco a respeito da história da alimentação no passado, fica fácil notar quanta sabedoria nossos antepassados tinham na arte de preservar alimentos.

Apesar de seus porões frios, casas isoladas termicamente para ordenha de leite, ou qualquer outra forma simples de manter o alimento refrescado, nossos antepassados também utilizavam muito o processo de lactofermentação ou outras formas de cultura para preservar diversos alimentos. O método de lactofermentação não só preserva o alimento, como também potencializa diversos nutrientes.

A lactofermentação é um processo presente nas mais variadas culturas ancestrais, espalhadas por todo o globo. Se tantas civilizações distintas, por tanto tempo, se utilizavam deste processo, acho que ele merece um pouco mais de atenção da nossa parte. Você encontrará receitas contendo lactofermentados nas culinárias de diversos países.


O que é o processo de lactofermentação?

A lactofermentação ocorre quando os açúcares e amidos dos legumes e frutas convertem-se em ácido lático através da ação de um lactobacilo - uma “bactéria do bem”.

Esta lactofermentação produz não só um alimento perfumado e delicioso (como o sauerkraut, cebolas em conserva ou os pepinos em conserva), como também é uma forma de conservar naturalmente estes ingredientes.


Benefícios à Saúde

Os benefícios dos alimentos lactofermentados são simplesmente incríveis. O que a ciência já sabe a esse respeito é apenas uma pequena parte do todo, de tudo de bom que esses alimentos fazem ao nosso organismo inteiro.  Para vocês terem uma ideia, cientistas observaram que alimentar aves doentes com sauerkraut caseiro e não pasteurizado era capaz de curá-las da temida gripe aviária. Este é apenas um exemplo da espetacular capacidade curativa desse tipo de alimento. Uma coisa é certa, quando você inclui alimentos lactofermentados em sua dieta, você melhora a disponibilidade nutricional desses alimentos, melhora a capacidade do seu organismo em absorver nutrientes, melhora sua flora intestinal, melhora seus processos digestivos e vive mais saudável e feliz.

 “A proliferação dos lactobacillus em verduras e legumes fermentados melhora sua digestibilidade e aumenta os níveis de vitaminas. Estes organismos benéficos produzem inúmeras enzimas muito úteis, assim como substâncias naturalmente antibióticas e anticarcinogênicas. Seu principal subproduto, o ácido lático, não só preservam perfeitamente  verduras, legumes e frutas, como também promove o crescimento de uma flora intestinal saudável.”

(Sally Fallon, Nourishing Traditions, pg 89).

Uma nação saudável em tempos de mais sabedoria estaria certamente obtendo bactérias “do bem” de inúmeras fontes, incluindo verduras e legumes lactofermentados e bebidas com culturas vivas diariamente. Uma nação saudável não deixa faltar produtos lactofermentados em sua rotina alimentar. Entretanto, atualmente nós bombardeamos nosso organismo com cloro (não só da água que bebemos, como também aquele absorvido pela pele na hora dos banhos e duchas que tomamos) e antibióticos. Estes são dois dos principais inimigos que destroem as boas bactérias que deveriam habitar o nosso organismo e trabalhar conjuntamente com nosso sistema imunológico.

Muitos pesquisadores atualmente acreditam que a cura das doenças acontece nos intestinos. Preparar e consumir alimentos lactofermentados é um grande passo em direção à saúde. E na verdade, muitos pesquisadores também observaram que quando os probióticos comerciais falham em seu objetivo, os alimentos fermentados resolvem o problema perfeitamente – e de forma muito mais barata. Em tempos de crise, nosso bolso agradece.

Fonte: http://pat.feldman.com.br


Veja mais

Mapa do site

Institucional

Para você

Tablóide

Lojas

Fale Conosco


Saiba mais sobre o Grupo Queluz

* imagens meramente ilustrativas

 

Cartões